10 JUN 2021
Águas implanta protocolo online para aproximar cidadão com o serviço público

A Prefeitura de Águas de São Pedro implantou um novo sistema de comunicação entre o cidadão e o serviço público municipal: o protocolo online. A ideia é que os água-pedrenses possam acessar o site institucional e fazer solicitações, reclamações, sugestões e até mesmo pedir por demandas que sejam pertinentes ao setor público.

Para isso, o morador precisa acessar o protocolo online (https://www.aguasdesaopedro.sp.gov.br/protocolo) e explicar o motivo do contato. “Por lá, vamos receber demandas desde a parte ambiental, limpeza pública, iluminação e outros serviços e criar esse elo de comunicação muito importante com o munícipe”, disse o prefeito João Victor Barboza (Cidadania).

Nos casos em que as ações não dependem somente da prefeitura – a exemplo de serviços como iluminação pública sob intervenção da CPFL – a demanda será recebida pelo município e encaminhada para o departamento competente.

No link acima, também é possível que o morador anexe fotos para explicar a demanda.

Ouvidoria
Outra novidade da Prefeitura de Águas de São Pedro é a reativação da ouvidoria. Por decreto, o prefeito João Victor Barboza destaca o servidor Walmir Hermínio, secretário de Governo, como responsável pela ouvidoria geral do município. A ouvidoria é um canal direto com a população que pode protocolar pedidos, reclamações e demais observações e tem o prazo de 30 dias para resposta.

Vale ressaltar que a ouvidoria é um órgão que visa solucionar os problemas entre o cidadão e a municipalidade. De toda forma, o protocolo online é sempre o primeiro passo na solução das demandas. Caso não haja solvência, aí então a ouvidoria é acionada.

O ouvidor, comumente, tem livre acesso a todos os departamentos de uma empresa ou repartição pública para resolver incidentes, esclarecer dúvidas e processos de gestão, de forma que as duas partes fiquem satisfeitas.

A ideia é que as demandas geradas por meio do protocolo e apresentem dificuldades na solução também possam ser resolvidas por meio da ouvidoria. O link para a ouvidoria é o https://www.aguasdesaopedro.sp.gov.br/portal/ouvidoria.