26 JAN 2022
Em Itatiba, João Victor conhece central capaz de fazer ‘muralha digital’ contra o crime

O prefeito João Victor Barboza (Cidadania) e o secretário de Segurança, Valdir Gibim, estiveram nesta segunda-feira (24) na cidade de Itatiba para conhecer de perto soluções de combate e inibição à criminalidade com a ajuda de novas tecnologias.

O principal objetivo foi conhecer o que tem sido chamado por ‘muralha digital’, um inteligente sistema capaz de identificar veículos, fazer checagem de placas e ter acesso a levantamentos que dão mais detalhes sobre os carros e quem possa estar dirigindo, tudo para contribuir com a segurança do município.

“São sistemas altamente tecnológicos e a tendência é que as cidades façam um investimento pesado nisso. A muralha digital promove um verdadeiro cerco na cidade, sendo base substancial também para ação das forças policiais locais”, disse João Victor.

Além disso, o sistema de monitoramento e checagem de informações pode ser compartilhado com o de municípios vizinhos e até mesmo departamentos de trânsito. “Esse intercâmbio de informações facilita e muito o trabalho das polícias. São medidas preventivas que já se mostraram extremamente eficazes”, completou o chefe do Executivo águapedrense.

A visita também foi um ponto inicial para que Águas de São Pedro dê os primeiros passos no sentido de melhorar a segurança local. “Vamos buscar os meios necessários para o investimento em sistemas como este. Vale lembrar que essa tecnologia permite o monitoramento 24 horas por aplicativo que informa automaticamente o profissional responsável pelo monitoramento naquele dia ou plantão. Essa pessoa, automaticamente, pode informar as forças policiais sobre um carro suspeito ou alguma atitude estranha. Não é preciso ter um profissional supervisionando as câmeras 24 horas, pois trata-se de um sistema inteligente capaz de emitir alertas nos dispositivos e até mesmo diretamente para as forças policiais”, explicou João Victor.