O Setor de Contabilidade do Águas de São Pedro tem o objetivo de auxiliar o gestor na tomada de decisão. Na contabilidade, encontram-se os registros orçamentários aprovados em cada ano, ou seja, receitas e despesas autorizadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA).
Também podem ser encontrados informações de bens (equipamentos, imóveis), direitos (valores a receber) e obrigações (valores a pagar) do ente. Ao assumir o seu mandato, o Prefeito precisa entender a situação financeira do município, cujos dados estão sintetizados nos relatórios.
Estas informações nortearão a atuação do gestor, de forma que o mesmo poderá esclarecer os compromissos que já foram assumidos em gestões anteriores, observar os limites fiscais e verificar a disponibilização de recursos que atendam de forma eficiente sua aplicação, tem como funções:
► Execução orçamentária
► Abertura de Créditos Adicionais
► Envio de Relatórios ao sistema AUDESP
► Envio de Relatório ao SICONFI
► Envio de Relatório ao SIOPS E SIOPE
► Preenchimentos dos dados no SADIPEM
► Encerramento de Balanços Anuais
► Empenhos de processos de compras
► Liquidações de notas fiscais