02 JUN 2022
Em evento do SESI, Águas é premiada por investimentos no esporte
A estância de Águas de São Pedro marcou presença no 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do SESI Atleta do Futuro, evento realizado nesta quarta-feira (1º) na capital paulista. O prefeito João Victor Barboza (Cidadania) foi premiado por investir no esporte do município.

“É sempre uma honra ser parceiro do SESI e absorver todo o conhecimento e as atividades práticas que são oferecidas. Águas de São Pedro tem no SESI um grande incentivador e é primordial que a gente possa manter essa boa relação, já que no final a população e nossos esportistas é que são beneficiados”, disse o chefe do Executivo águapedrense.

Criado em 1991, o programa incentiva o esporte nos 53 Centros de Atividades do Sesi-SP em todo o estado. Com a transferência de tecnologia, as oportunidades são ampliadas e o desenvolvimento do programa acontece também em parcerias com a indústria, ONGs, associações, clubes, institutos, empresas privadas e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, somando mais de 200 municípios parceiros a cada ano.

O Sesi-SP, em 2019, período pré-pandemia, fomentou por meio do Atleta do Futuro, a prática esportiva para mais de 150 mil crianças e jovens, em 33 modalidades. O programa esteve presente em mais de 200 municípios distribuídos por todo o estado de São Paulo e capacitou mais de 1.000 professores. Na retomada em 2022, os resultados já chegam em 70 mil alunos atendidos em 167 municípios, e cerca de 600 professores já foram capacitados.

Durante o evento, os convidados prestigiaram ainda uma palestra com o ex-atleta olímpico da Vela, Lars Grael, e uma homenagem prestada pelo Sesi-SP a todos os gestores parceiros do Programa SESI Atleta do Futuro.

Como funciona o programa em Águas

A Coordenadora de Esportes de Águas de São Pedro conta com dois professores contratados para executar as atividades do Programa Atleta do Futuro, voltado para alunos da rede de ensino e moradores de 6 a 17 anos.

Fazem parte do cronograma as modalidades de natação, tênis de mesa, futsal, handebol, vôlei e basquete. Há, ainda, uma professora contratada pelo mesmo programa para atender jovens acima de 17 anos e adultos nas modalidades de tênis de mesa, power alongamento, grupos de corridas e caminhadas, ginástica funcional, vôlei e natação.

Na faixa etária de 6 a 17 anos, há 450 alunos participando do projeto, e uma média de 100 outros alunos com 17 anos ou mais. As aulas ocorrem de 2ª à 6ª feira, das 16h50 às 20h50.