25 FEV 2022
Região da Serra do Itaqueri conta com plano de auxílio mútuo com ação do Corpo de Bombeiros

Representantes, líderes e políticos da região da Serra do Itaqueri estão unidos em prol de um plano de auxílio mútuo que irá beneficiar todos os municípios participantes, incluindo Águas de São Pedro. O objetivo da reunião com o Conselho Regional da Serra do Itaqueri é evitar danos, riscos, perigos e perdas em geral.

O plano vai definir o escopo das autoridades e fixar responsabilidades, permitindo a organização e coordenação do pessoal, material e estratégia a ser empregada na emergência, desenvolvendo esforços para rápida resolução das táticas e buscando uma eficiência e eficácia no emprego de homens, viaturas e equipamentos.

“Uma ação conjunta dos municípios que fazem parte da Serra do Itaqueri e que muito vai contribuir com o meio ambiente e com a segurança dos moradores. Num passado não tão distante, presenciamos desastres e perda significativa do bioma que predomina na serra. Nossa intenção é equalizar isso tudo com ações estratégicas e também de prevenção”, disse o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza (Cidadania).

Somente em 2021, segundo dados do Corpo de Bombeiros, uma área de 800 hectares foi atingida pelas chamas na Serra do Itaqueri/Itirapina.

Na reunião desta semana, estiveram presentes: major Kleber Moura, comandante interino do 16º Grupamento; capitão Giovani, comandante do 1° SGB/16 GB; tenente Beraldo, comandante dos Pelotões de Piracicaba; tenente André, comandante dos pelotões de Leme e Pirassununga, e o sargento Ricardo Migatta, comandante da Estação de Bombeiros de São Pedro.

Também estiveram representados a Defesa Civil de Piracicaba, a Defesa Civil de Itirapina, a Guarda Civil Municipal de Charqueada, a Secretaria de Meio Ambiente de Torrinha, coronel Adilson, secretário de Serviços Urbanos, e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Águas de São Pedro, César Siboldi.