Com o aumento do número de casos de dengue em todo o estado, os municípios paulistas estão passando por treinamentos e ações que visam erradicar o mosquito da dengue. Em Águas de São Pedro, a capacitação já começou: agentes comunitários e a Vigilância Sanitária participaram de uma ação prática com funcionários do CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças) de Piracicaba, a antiga Sucen.
Eles foram à campo para o treinamento de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que normalmente é feito de três em três meses e tem por finalidade identificar e quantificar a infestação de mosquitos, principalmente o aedes aegypti.
Participaram do treinamento três agentes comunitários de Águas de São Pedro: Rogério Reis, Roberta Lopes e Nathan Barbom. Também esteve presente o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Gustavo Boschinelli.
O método ADL
A avaliação de densidade larvária consiste na vistoria de imóveis de forma amostral para quantificar a infestação de mosquitos. Além disso, tem o objetivo de mensurar a quantidade de recipientes existentes, os principais tipos de criadouros, quantos estavam com água parada, número de larvas de mosquito e larvas do aedes aegypti.
Posteriormente todo este material é enviado para análise em laboratório e regressa ao município com dados importantes e um norte para futuras ações de combate.