A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Fornasier Franzin prosseguiu com o ciclo de projetos pedagógicos anuais. Por meio do psicólogo escolar, Darci Montanari, foi realizada uma palestra de conscientização sobre o enfrentamento do bullying, a superação do preconceito e a eliminação da discriminação.
O evento abordou temas como a definição de bullying, diferenciando-o de eventos isolados e não recorrentes, além da importância da inclusão, do combate ao racismo, da desmistificação do preconceito e da luta contra o capacitismo.
As palestras foram um sucesso, atraindo a atenção de alunos e professores. Utilizando slides informativos e discussões interativas, Darci Montanari detalhou os diversos tipos de bullying, incluindo o bullying verbal, físico, psicológico e cyberbullying, e ressaltou a sua gravidade, enfatizando que o bullying é tipificado como crime no Brasil.
Um dos destaques do evento foi a explanação sobre o capacitismo, uma forma de discriminação contra pessoas com deficiência, bem como estratégias para o combate ao racismo.
O psicólogo elucidou como essa discriminação se manifesta e quais são suas consequências, promovendo a reflexão sobre a importância da inclusão e do respeito. Além disso, a palestra motivou os participantes a adotarem medidas práticas para o enfrentamento do bullying, a superação do preconceito e a eliminação da discriminação.
A iniciativa da EMEF Maria Luiza Fornasier Franzin é um passo significativo na continuidade de um ciclo de projetos pedagógicos que visa a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário.