Cidades se unem em Águas para alinhar estratégias do Conservação Brasil
As Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo de municípios da região participaram nesta segunda-feira (18) de uma reunião estratégica de apresentação do ConservAção Brasil – Encontro Nacional de Conservação da Sociobiodiversidade, no auditório do SPA Thermal de Águas de São Pedro. O prefeito João Victor Barboza fez a abertura do encontro.
Além de reapresentar o evento, a reunião detalhou o impacto socioambiental e econômico esperado para o território e convocou as cidades a unirem esforços para aproximar a sociedade da conservação da sociobiodiversidade.
A reunião foi iniciada com a fala de boas-vindas e apoio do prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barbosa, do vice-prefeito Edison Xavier e do secretário de Turismo, Esporte e Termalismo, César Siboldi.
Estiveram presentes na reunião estratégica gestores representantes de 11 municípios, sendo eles de Campinas, Capivari, Piracicaba, Charqueada, São Pedro, Brotas, Cordeirópolis, Torrinha, Santa Maria da Serra, Santa Gertrudes e Águas de São Pedro.
“Quando atuamos em conjunto e fazendo coro por uma determinação questão, as chances de acerto e de dar certo este compromisso são muito maiores. A intenção é essa: somar e fortalecer os pleitos que beneficiem toda a região em prol da conservação do meio ambiente de forma ampla”, disse João Victor.
“A força dessa agenda nasce quando ciência, gestão pública e comunidade caminham juntas. O ConservAção Brasil é um movimento para transformar sensibilização em ação concreta no território”, afirma os organizadores do evento, Nondas Okiama, Carolina Lorieri, Alexandre Resende e Celina Yoshihara.
Pauta da reunião
Alinhamento institucional e frentes de cooperação entre municípios;
Plano de mobilização regional (escolas, educadores, trade turístico, meio ambiente e sociedade civil);
Diretrizes de comunicação integrada e calendário de ativações;
Oportunidades de formação, oficinas e Feira de Exposição.
Temas-chave que beneficiam a região
Crise hídrica e segurança da água: situação das bacias Piracicaba–Capivari–Jundiaí (PCJ), rios próximos e caminhos possíveis;
Turismo Regenerativo de Base Comunitária: renda e conservação caminhando juntas;
Cidades Inteligentes: Soluções Baseadas na Natureza como estratégia do futuro;
Biofilia e Paisagismo Regenerativo: espaços públicos que alimentam e conectam comunidades;
Coexistência humano-fauna: pessoas e fauna silvestre compartilhando e coabitando espaços de forma harmoniosa;
+15 oficinas artísticas e práticas de educação ambiental.
Compromissos firmados
As gestões presentes demonstraram grande interesse e entendimento da importância do movimento que está sendo articulado através do ConservAção Brasil e se comprometeram a integrar esforços de comunicação, mobilizar escolas e profissionais para participação nas atividades e facilitar o acesso da população à programação, reforçando a pauta de meio ambiente, clima e educação como prioridade regional.
Além disso, houve entendimento da necessidade de articulações internas para participação das secretarias e projetos como expositores na Feira de Exposição que receberá projetos, empresas e secretarias de meio ambiente e turismo de todo país como, por exemplo, a Secretaria de Turismo da Bahia e outros órgãos e instituições de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e mais.
Conexão com a agenda global
O ConservAção Brasil está posicionado como um dos maiores eventos em formato pré-COP em São Paulo, alinhado aos ODS:2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água potável e saneamento), 7 (Energia Limpa e acessível), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e produção sustentáveis) 13 (Ação Climática), 14 (Vida na água), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias).
Sobre o ConservAção Brasil
O ConservAção Brasil – Encontro Nacional de Conservação da Sociobiodiversidade será realizado em Águas de São Pedro (SP), de 26 a 28 de setembro de 2025. Com linguagem acessível e foco em sociobiodiversidade, reúne pesquisadores, projetos, artistas, escolas, empresas e gestores públicos para formação, diálogo e experiências imersivas, fortalecendo a cultura da conservação no país.









