Alunos da rede municipal de ensino de Águas de São Pedro receberam as medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim (OBMEP) 2023. A premiação é voltada para os estudantes do 2º ao 5º ano. O ato de prestígio contou com a participação do prefeito João Victor Barboza, que destacou o empenho e parabenizou alunos e todo corpo docente da cidade.
A Olimpíada Mirim - OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e recebe apoio da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A principal motivação para a criação da Olimpíada Mirim é garantir que alunos mais novos, do 2º ano ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do país, possam vivenciar a experiência olímpica tais quais os alunos participantes da OBMEP (6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio), aproveitando-se do fato de que o público-alvo da Olimpíada Mirim ainda não nutre qualquer preconceito em relação à matemática, sendo naturalmente mais abertos à disciplina e a seus desafios.
A OBMEP divide os alunos em dois níveis: Mirim 1 - alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental e Mirim 2 - alunos do 4º e do 5º anos do ensino fundamental. A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam uma prova também composta de 15 questões objetivas.
“Meus parabéns aos nossos alunos e também aos professores e toda equipe da educação que têm papel crucial no desempenho deles nas provas. Isso mostra que Águas de São Pedro segue no topo e sendo exemplo quando falamos em educar com qualidade”, disse João Victor